Quem e Aluisio de Azevedo?

Quem é Aluísio de Azevedo?

Biografia de Aluísio de Azevedo. Nascido em São Luís do Maranhão (MA), em 14 de abril de 1857, Aluísio Azevedo era filho de D. Emília Amália Pinto de Magalhães e do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo. Demonstrou, desde muito jovem, grande interesse por desenho e pintura, o que o levou a mudar-se para o Rio de Janeiro em 1876,

Quais são as obras mais importantes de Aluísio Azevedo?

Suas obras mais importantes são: O mulato, O cortiço e Casa de Pensão. Aluísio Azevedo nasceu na cidade de São Luís, Maranhão, em 14 de abril de 1857. Quando jovem ele fazia caricaturas e poesias, como colaborador, para jornais e revistas no Rio de Janeiro. Seu primeiro romance publicado foi: Uma lágrima de mulher, em 1880.

Quem é o irmão de Aluísio Azevedo?

Aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, junto com seu irmão, Artur Azevedo, teatrólogo e jornalista. Ali, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes a partir de 1876. Assim, além de escritor e jornalista, Aluísio foi pintor e desenhista.

Qual é o principal romance de Aluísio Azevedo?

O cortiço é o principal romance de Aluísio Azevedo, no qual o autor desenvolveu veementemente as premissas naturalistas. Com base no quadro — o espaço do cortiço —, desenvolvem-se as figuras. São as cenas coletivas dos tipos psicológicos de seus habitantes que tecem o cortiço como a principal personagem do romance.